abril 11, 2012

Henê, um produto permitido pela Anvisa

Olá minhas amigas henezadas...

Até hoje vejo que tem muita gente que não fala bem do nosso henê, eu particularmente adoro e nunca pensei em parar de usar...
Por isto, fiz uma pesquisa sobre o henê e vim mostrar para vocês que o henê não é este mostro que muitas gente fala por ai.







O henê é um produto cosmético para tratamento capilar usado como alisante, colorante e hidratante para cabelos cacheados, encaracolados ou crespos. Tem consistência cremosa, cor negra ou marrom escura e um intenso odor característico.
Embora seja um produto antigo, é ainda cercado de mitos. Ao contrário do que se diz, henê não contém chumbo ou metais prejudiciais à saúde. Seu uso e comercialização é permitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) há mais de 50 anos. Não existem fontes que digam por que nem quando esse mito foi criado, mas conforme as composições dos henês, eles são feitos à base de Pirogalol, que é um fenol. Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), realizou um estudo recente que comprova que o fenol Pirogalol utilizado em cosméticos como o henê é inofensivo à saúde humana, por estar em meio ácido, o que anula o efeito cancerígeno da substância. Com esse estudo, mais um mito cai, comprovando que henê não causa câncer.
Importante: henê não deve ser confundido com henna. Henê é um alisante que colore, a Henna é uma coloração natural, portanto, são produtos diferentes.

Segundo a consultoria ACNielsen, o henê representa 22% do mercado de cosméticos de transformação para cabelos no Brasil.[1]

Efeitos nos cabelos

 Ao contrário de outros alisantes sintéticos que agem internamente nos fios capilares, o henê age externamente – o que cria uma "capa" química que impede o uso posterior de outro alisante. Os efeitos da aplicação de henê são progressivos, só sendo percebidos significativamente a partir da quarta aplicação.
De forma prática, o resultado é um cabelo liso e preto, que não aceitará nenhuma mudança química, pois o henê é incompatível com outras bases químicas como os hidróxidos e o tioglicolato de amônia. Portanto, a cor dos cabelos também não poderá ser mudada. Para usar outra base química é necessário aguardar o crescimento dos fios, até que toda a parte com henê seja eliminada.
Atualmente, muitas marcas de henê adicionam queratina à composição da fórmula.

O henê hoje

 Com a evolução da tecnologia, muitos henês possuem aromas como frutas vermelhas, chocolate, orquídea e erva-doce. O cheiro característico que ficava após a aplicação também foi drasticamente diminuído por conta desses aromas.
Também houve mudança na forma de preparo: hoje, a maioria deles não precisa ser preparado diretamente no fogão. Muitos se misturam com creme de massagem capilar, com água ou podem ser aplicados diretamente nos cabelos.
Há também variedade de cores. Além do preto, há os castanhos e avermelhados, e podem ser encontrados em diferentes forças também: suave, médio, forte e extra-forte.
Por conta dessas mudanças o produto passou a ser usado por todos os tipos de mulheres, com diferentes tipos de cabelo e até por homens, contrariando o estereótipo e o passado onde somente era utilizado em cabelos afro e pela população negra. Hoje, ele é) utilizado por diferentes classes econômicas, devido aos resultados de um liso desejado por muitos.
O henê é um alisamento progressivo, por isso precisa ser aplicado diversas vezes para se obter o resultado desejado. Da 1 à 4 aplicações ele irá tingir os cabelos significativamente, de 4 à 14 ele irá tira o volume, podendo também, alisar o comprimento, e da 15 à 25 (menos ou mais depende do tipo de cabelo) ele alisará o cabelo por inteiro, dá raiz às pontas. A Matéria Prima (Pyrogallol) que alisa os cabelos é a mesma que tinge, portanto se diminuirmos o poder de tintura diminuiremos com relação ao alisamento. Este é o motivo do qual para nós é impossível dentro do princípio de alisamento com o Henné criarmos um produto com outra cor ou mesmo sem cor nenhuma.
Como tinturas são produtos químicos, são portanto incompatíveis com o Henné. Para trocar de tratamento é necessário esperar um espaço de tempo de 3 a 6 meses.
Nunca use nenhum outro produto químico, nenhum outro alisante ou tintura com Henê.

Origem da pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Espero que vocês tenha gostado da minha pesquisa...
Deixe comentarios...
Bjos!!!


Um comentário:

  1. Gostei muito do comentário. Foi de grande importância para aquelas pessoas leigas no assunto. Abraços

    ResponderExcluir

About Me

@Way2themes

Follow Me